Casais gays são 'mais satisfeitos com relação', diz estudo
Dois estudos americanos publicados nesta semana sugerem que casais do mesmo sexo são tão ou mais comprometidos e satisfeitos com a relação do que os casais heterossexuais. As duas pesquisas - uma realizada na Universidade de Illinois e a outra nas universidades de Washington, San Diego e Vermont, nos Estados Unidos- compararam vários fatores da relação de casais do mesmo sexo e heterossexuais. O primeiro estudo analisou o nível de satisfação entre casais de diferentes orientações sexuais, além do impacto da legalização da relação (casamento ou união civil) na qualidade do relacionamento. Nesta pesquisa, os cientistas ressaltam que os casais do mesmo sexo estavam mais satisfeitos com a relação que os casais heterossexuais, independente da formalização do relacionamento. No segundo estudo, os psicólogos observaram a interação entre os casais e indica que os casais do mesmo sexo têm uma visão positiva e comprometida sobre o relacionamento, similar a dos casais heteros. As pesquisas contrariam os estereótipos vinculados aos casais homossexuais sobre a promiscuidade e a falta de comprometimento. Os estudos fazem parte da edição especial de janeiro da revista científica Developmental Psychology, que traz uma seção sobre orientação sexual.
Formalização Os pesquisadores analisaram 442 casais heterossexuais e homossexuais, casados, em união civil e casais sem status legal durante um período de três anos. O estudo indica ainda que os casais do mesmo sexo apresentam uma visão mais positiva dos parceiros e tinham menos brigas que os casais heterossexuais casados. De acordo com Kimberly Balsam, que liderou a pesquisa, a pressão da sociedade pode ser a causa dos casais héteros permanecerem na relação, mesmo que infelizes. "A maioria dos casais homossexuais em relação duradoura permanecem juntos por vontade própria já que não têm a sociedade a seu favor", disse. Este foi o primeiro estudo que realizou um acompanhamento de casais do mesmo sexo durante um período longo. Interação No segundo estudo, os pesquisadores analisaram a interação de 30 casais gays, 30 casais de lésbicas, 50 casais heterossexuais, além de 40 casais idosos casados e casais heterossexuais em início de namoro. A pesquisa foi feita com base nas respostas para um questionário e na observação da interação entre os casais durante uma sessão de laboratório, onde foram monitorados o batimento cardíaco e a temperatura da pele para indicar o nervosismo dos participantes. Os resultados indicam que casais do mesmo sexo são muito parecidos com casais heteros, e apresentam uma visão positiva sobre o relacionamento. A pesquisa aponta ainda que, entre os participantes, aqueles casados e mais comprometidos, independente de orientação sexual, resolviam os problemas com mais facilidade. Segundo os autores, as lésbicas demonstraram mais harmonia durante a sessão no laboratório que outros casais heteros e do mesmo sexo.
"Os comportamentos atípicos, imaturos e malevolentes atribuídos aos casais homossexuais não foram comprovados pela nossa pesquisa", afirmou Glenn Roisman, principal autor do estudo.
(Fonte: BBC Brasil. http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2008/01/23/ult4905u216.jhtm )
2 comentários:
estamos aí.. te amo muitíssimo.. bjao
Hare Krishna! mano feioso que esqueceu de sua irmã-dourada e favorita!! pq vc nos abandonou??
estamos com muitas saudades! sua mana e serva eterna, Cintamani *:p
Obs: me responde urgente pq senão vou aí! hihihi Haribol!!!! *:)
Postar um comentário