Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quinta-feira, setembro 09, 2010

HORIZONTE, VOL. 8, Nº. 16 - JAN./MAR. 2010 (EM EDIÇÃO)

 

PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO E DISCURSO SOBRE DEUS

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Saiu hoje a publicação do VOL. 8, Nº. 16 - JAN./MAR. 2010  da Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC-Minas. O dossiê temático, intitulado “Pensamento Pós-metafísico e discurso sobre Deus”, é de altíssimo nível.

O número ainda está em edição, o que significa que a paginação ainda poderá ser modificada e algumas outras modificações poderão ocorrer. Mas, para quem se interessar, os artigos até o momento publicados podem ser acessados aqui, ou clicando na imagem acima.

Aproveito para divulgar um artigo meu que está incluso nesse número da Revista. Segue abaixo o Resumo e o link para acesso ao texto completo.

Um abraço:

A.

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IDENTIDADE E FRONTEIRAS DO ESPIRITISMO NA OBRA DE ALLAN KARDEC (IDENTITY AND BOUNDARIES OF SPIRITISM IN THE ALLAN KARDEC’S WORKS)

Augusto César Dias de Araujo

RESUMO

Este artigo é uma reflexão sobre o processo de formação identitária do espiritismo a partir da análise de seu discurso fundador presente na obra de Allan Kardec (1804-1869). Para cumprir este objetivo, trabalhar-se-á com a hipótese de que tal processo acontece a partir de uma peculiar interação do espiritismo com três instâncias de conhecimento: a ciência, a filosofia e a religião. Através da análise do exemplo específico de como o espiritismo interpreta elementos da tradição cristã-católica, dando-lhes um significado renovado, pretende-se demonstrar que neste jogo, o conceito de espiritismo se configura como um conceito híbrido, de caráter polissêmico, o qual aponta para o fato de que a nova doutrina e o movimento articulado em seu entorno nascem sob o signo da mediação. Tais reflexões indicariam que, ao fazerem referência à obra de Kardec como núcleo imaginário de identificação doutrinária, grupos das diversas tendências dentro do espiritismo contemporâneo podem encontrar relativas zonas de conforto para seu progressivo desenvolvimento.

Palavras-chave: Espiritismo. Ciência. Filosofia. Religião. Fronteiras.

O artigo pode ser lido, na íntegra, aqui.

1 comentários:

Leopoldo Daré disse...

Parabéns pelo texto Augusto.

Desculpe a ignorância, mas gostaria que você me explicasse o que significa o termo "secularização". De todo o texto, percebo que preciso compreender melhor este termo para minha compreensão mais fiel do artigo.

Gostei de sua defesa da posição de intermediação, de entre-lugares. Esta posição, que parece tão evidente para Kardec, em seus textos, é o espaço de conforto e de conflito das diversas vertentes contemporâneas do Espiritismo no Brasil contemporâneo.