Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quinta-feira, novembro 25, 2010

Rastreamento da parábola como gênero literário evidencia suas funções didáticas e retóricas

 

parábola

 

As parábolas, como gênero literário, se consolidaram com os textos bíblicos do Novo Testamento, mas escritos com formatos semelhantes podem ser encontrados desde a Antiguidade Clássica. No lançamento O gênero da parábola, da Editora Unesp, o pesquisador Marco Antônio Domingues Sant'Anna reconstrói o percurso dessa estrutura literária desde as sugestões encontradas na Ilíada e na Odisseia, de Homero, até a sua utilização por autores como Kafka, Brecht e Kierkegaard.

O livro preenche uma lacuna nos estudos acadêmicos e de teoria literária, que possuem número reduzido de títulos relacionados a este gênero. O rastreamento conduzido por Domingues Sant'Anna considera a origem etimológica do termo "parábola", bem como algumas menções que o aproximam de um recurso de retórica nas obras de Aristóteles e de Quintiliano. Embora o autor avalie o gênero como propiciador de enriquecimento para o discurso persuasivo, ele destaca sua especificidade e prevalência, ao longo dos tempos, firmando-se como gênero literário.

Produzida a partir de estudos realizados para as teses de doutorado e pós-doutorado do autor, a obra apresenta as características da parábola - narrativa curta, amimética e literária - em estreita conexão com sua função didática. Nos capítulos finais, é proposto um modelo de análise para os textos parabólicos, que tece um interessante comparativo entre as parábolas bíblicas e suas versões modernas.

Sobre o autor - Marco Antônio Domingues Sant'Anna possui graduação em Teologia (1980) pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, graduação (1985), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É pós-doutorado em Literatura pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Atualmente é professor-assistente da Unesp, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, língua portuguesa, gêneros do discurso, variabilidade linguística, aquisição da linguagem e aspectos cognitivos.

Título: O gênero da parábola

Autor: Marco Antônio Domingues Sant'Anna

Páginas: 316

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 45,00

ISBN: 978-85-393-0011-2

Data de publicação: 2010

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Fonte: Editora UNESP

Seguindo a dica do amigo Paulo Suzuki, São Paulo.

terça-feira, novembro 23, 2010

Novo volume das Obras Completas de Sigmund Freud

 

FREUD (1930-1936) O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO E OUTROS TEXTOS - Obras completas volume 18 O mal-estar na civilização, Novas conferências introdutórias e outros textos.

 

 

freud vol18

O mal-estar na civilização é considerado o mais importante trabalho de Freud no âmbito da sociologia e antropologia. Escrito às vésperas do colapso da Bolsa de Valores de Nova York (1929), é uma investigação sobre as raízes da infelicidade humana, sobre o conflito entre instintos e cultura e a forma que ele assume na civilização moderna. Também constitui, nas palavras do historiador Peter Gay, “uma teoria psicanalítica da política”.

As Novas conferências introdutórias podem ser lidas como obra autônoma, pois sintetizam as principais descobertas da psicanálise e expõem seus desenvolvimentos após 1917. A mais influente delas é “A dissecção da personalidade psíquica”.

Por que a guerra? foi parte de uma troca de ideias com Einstein, feita por solicitação da Liga das Nações, antecessora da ONU. Impressionados com os horrores da Primeira Guerra Mundial, os dois refletiram sobre a natureza da guerra e a forma de evitá-la ou diminuir seu alcance.

Entre os textos secundários do volume, destacam-se “Tipos libidinais”, sobre a possibilidade de classificar todos os indivíduos em “eróticos”, “narcisistas” ou “obsessivos”; “O prêmio Goethe”, sobre a relação entre Goethe e a psicanálise; e “Meu contato com Josef Popper”, sobre o filantropo e pensador que, escrevendo sob o pseudônimo de “Lynkeus”, prenunciou a teoria dos sonhos.

(Fonte: Cia. das Letras)

Qual é a missão da religião?!

 

Há uma discussão teológica propondo a mudança do conceito religioso de missão: ao invés de converter o mundo e implantar a minha Igreja, ajudar na disponibilização das mensagens de todas as tradições espirituais, para quem delas necessite em seu processo de educação (e transcendência) humana e humanizante, favorecendo assim a compreensão e a paz entre os povos.

 

 

Você sabia disso? Não?! Então precisa conhecer o Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP: a sua linha de pesquisa Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade, colabora para a hermenêutica dos símbolos religiosos, em diálogo com a história comparada e a crítica psicossocial ao fenômeno religioso. O edital para seleção de nova turma está aqui!

 

Veja aqui um livro provocativo sobre o "arco-íris das religiões" e veja aqui (em francês, formato WindosMedia) um documentário da KtoTV sobre o tema

quinta-feira, novembro 18, 2010

Divulgação

 

campanhafundaçãoherculanopires

Para maiores informações clique na imagem acima.

quinta-feira, novembro 11, 2010

Começa nesta sexta-feira Fórum Espírita de João Pessoa

 

Fonte: ClickPB

 

Começa nesta sexta-feira (12) o IV Fórum do livre pensar Espírita em João Pessoa. O evento, que é realizado pela Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa (ASSEPE), com o apoio da CEPA Brasil vai até o dia 14 no Auditório do Centro de Educação da UFPB.Com o tema “A construção da Identidade Espírita: De Kardec aos dias Atuais”, o evento pretende discutir a Doutrina Espírita sob diversas frentes de atuação na sociedade.

De acordo com o Diretor Presidente da Assepe, Matheus Laureano, o tema do evento foi escolhido por se achar que a identidade espírita está em constante construção.“As diferenças de perspectivas do Movimento Espírita suscitam debates intensos e, muitas vezes, com intuito proselitista de todas as partes. Pensamos esse tema pois, entendemos que há uma Doutrina Espírita sob diversas frentes de atuação na sociedade. Não somente na questão ser ou não religião, mas também no aspecto da atuação das instituições espíritas frente às demandas sociais”, comentou.

A palestra de abertura, que tem como tema “Espiritismo: a questão da identidade espírita e a obra de Allan Kardec” será realizada pelo mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando pela mesma Universidade, Augusto Araújo.
Mineiro de 35 anos, que reside na Paraíba há cinco anos, Augusto é filosofo e está desenvolvendo a pesquisa : “O Espiritismo, ‘esta loucura do século XIX’: ciência, filosofia e religião nos escritos de Allan Kardec”. Para ele o principal objetivo da sua participação no Fórum é propor reflexões sobre o processo de formação identitária do espiritismo e da delimitação de suas fronteiras a partir das interações deste novo movimento com os campos da ciência, da filosofia e da religião, na obra de seu fundador Allan Kardec.

Augusto disse que para esta reflexão ele utilizará o conceito de hibridismo cultural como ferramenta de análise. “Trabalha-se com a hipótese de o conceito de espiritismo, na obra de Kardec, se configura como um conceito híbrido, fruto de um processo dinâmico e intenso de configuração identitária, e que privilegia, em última instância, o aspecto mediador da nova doutrina e do movimento articulado em torno dela”, comento

segunda-feira, novembro 08, 2010

Chamada para publicação

 

 

CapaParalellus-215x300

 

A Paralellus, Revista dos Alunos em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, convida os estudantes da área a enviarem artigos para seu segundo número. Os trabalhos podem ser enviados até 31 de dezembro de 2010.

Maiores informações no site da Revista, aqui. O primeiro número pode ser acessado integralmente clicando na imagem acima.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Os Anjos do meio da Praça: um filme de Alê Camargo e Camila Carrossine.

 

 

Sinopse: Uma fábula sobre anjos caídos, sonhos esquecidos, e um menino.

Maiores informações sobre a produção, clique aqui.

terça-feira, novembro 02, 2010

Espiritismo: um fenômeno social e religioso

 

 

capaIHU 349

 

Espiritismo: um fenômeno social e religioso é o tema de capa da IHU On-Line número 349, de 01-11-2010. Contribuem para o debate Marcelo Camurça, Artur Cesar Isaia, Maria Laura Viveiros de Castro, Sandra Stoll, Luiz Carlos Susin e André Trigueiro.

Segundo as estatísticas do último Censo de 2000, o espiritismo figura como a terceira religião brasileira (e o quarto agrupamento em termos de crença) atrás dos católicos com 73,8%, dos evangélicos com 15,45% e dos “sem religião” com 7,3%. Situando-se bem mais abaixo desta faixa mais representativa das adesões religiosas, ele conta com 2,3 milhões de adeptos, representando 1,4% da população. Por outro lado, impressiona a ampla aceitação de filmes, livros e novelas que abordam temas espíritas. A IHU On-Line desta semana debate este fenômeno social e religioso do cenário brasileiro.

Para acessar este número da Revista On-line IHU clique aqui.