Fonte: ClickPB
Começa nesta sexta-feira (12) o IV Fórum do livre pensar Espírita em João Pessoa. O evento, que é realizado pela Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa (ASSEPE), com o apoio da CEPA Brasil vai até o dia 14 no Auditório do Centro de Educação da UFPB.Com o tema “A construção da Identidade Espírita: De Kardec aos dias Atuais”, o evento pretende discutir a Doutrina Espírita sob diversas frentes de atuação na sociedade.
De acordo com o Diretor Presidente da Assepe, Matheus Laureano, o tema do evento foi escolhido por se achar que a identidade espírita está em constante construção.“As diferenças de perspectivas do Movimento Espírita suscitam debates intensos e, muitas vezes, com intuito proselitista de todas as partes. Pensamos esse tema pois, entendemos que há uma Doutrina Espírita sob diversas frentes de atuação na sociedade. Não somente na questão ser ou não religião, mas também no aspecto da atuação das instituições espíritas frente às demandas sociais”, comentou.
A palestra de abertura, que tem como tema “Espiritismo: a questão da identidade espírita e a obra de Allan Kardec” será realizada pelo mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando pela mesma Universidade, Augusto Araújo.
Mineiro de 35 anos, que reside na Paraíba há cinco anos, Augusto é filosofo e está desenvolvendo a pesquisa : “O Espiritismo, ‘esta loucura do século XIX’: ciência, filosofia e religião nos escritos de Allan Kardec”. Para ele o principal objetivo da sua participação no Fórum é propor reflexões sobre o processo de formação identitária do espiritismo e da delimitação de suas fronteiras a partir das interações deste novo movimento com os campos da ciência, da filosofia e da religião, na obra de seu fundador Allan Kardec.
Augusto disse que para esta reflexão ele utilizará o conceito de hibridismo cultural como ferramenta de análise. “Trabalha-se com a hipótese de o conceito de espiritismo, na obra de Kardec, se configura como um conceito híbrido, fruto de um processo dinâmico e intenso de configuração identitária, e que privilegia, em última instância, o aspecto mediador da nova doutrina e do movimento articulado em torno dela”, comento
0 comentários:
Postar um comentário