Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Defesa pública de dissertação sobre “As variações espiritismo”

 

logocatolica

 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

No próximo dia 22 de março acontecerá a defesa da dissertação de Adáuria Azevedo Farias de Medeiros, cujo título é: Práticas Espíritas Diversificadas: Variações de Conduta dentro de uma mesma Doutrina Institucional.
 
Allan_KardecX
 
RESUMO
Este trabalho versa sobre as práticas diferenciadas dentro de Centros Espíritas, com foco na doutrina organizada por Alan Kardec. Elaboramos este estudo com o objetivo de analisar os relatos dos espíritas (líderes) sobre suas práticas diferenciadas, buscando compreender, interpretar, para explicar tal fenômeno e sua causalidade, atentando para a subjetividade e suas representações. Para esse fim, utilizamos uma metodologia qualitativa e, como instrumento de pesquisa, optamos pelo uso de observações em dez Centros Espíritas. O estudo permite observar que, no universo espírita, existe diferença na prática da doutrina, dada a herança cultural, ou seja, os símbolos e mitos arraigados na sociedade e transmitidos através dos tempos geraram uma resistência aos novos hábitos, o que influencia diretamente na prática espírita. Desse modo, o “motivo” da variação das práticas diversificadas está relacionado com a aproximação ou distanciamento do conhecimento da doutrina pelos seus praticantes.
Palavras-chave: Ciências Sociais, Ciências da Religião, Espiritismo Kardecista, Allan Kardec, variação de conduta, religião, cultura.
 
DIA 22 de março
HORA 9h
LOCAL Anfiteatro 3º andar do G4
 
A defesa outorgará à proponente o título de mestre em Ciências da Religião.
Maiores informações no blog da UNICAP aqui.

0 comentários: