Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Relançamento de obra clássica de Mircea Eliade

 

c1256

A editora Jorge Zahar acaba de relançar a obra “História das Crenças e das Ideias Religiosas” (Volume I: Da Idade da Pedra aos mistérios de Elêusis). E promete para, em breve lançar os demais volumes desta monumental interpretação da história religiosa da humanidade.

Vejam abaixo a Sinopse publicada no site da editora, e o link para o site onde se poderá obter maiores informações.

SINOPSE

Esse é o primeiro volume da obra máxima do historiador romeno Mircea Eliade – o mais conhecido estudioso das religiões do século XX. O autor empreende, em ordem cronológica, a análise das manifestações do sagrado nas sociedades humanas, com um estudo singular dos momentos criadores das mais diferentes tradições religiosas do Oriente e do Ocidente. Seu percurso começa na pré-história e segue até o florescimento do culto de Dioniso na Grécia, passando pelas religiões mesopotâmicas, do Egito Antigo, de Israel, da Índia antes de Buda, da Grécia e do Irã. Sua inegável importância para a história das religiões e da cultura universal levou a Zahar a relançá-lo 30 anos depois da primeira publicação no Brasil.
Um trajeto essencial para se compreender como os elementos que povoam a vida religiosa dão forma às diversas concepções de mundo de cada povo.

(Fonte: Jorge Zahar Editor)

Clicando aqui há a possibilidade de se ler o Prefácio deste volume da obra.

Forte abraço!

0 comentários: