Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

terça-feira, abril 27, 2010

Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires divulga catálogo de seu acervo

 

J. Herculano Pires

O arquivo José Herculano Pires, que foi doado à Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires pela sua família, em sua maior parte é constituído de documentos que se encontravam na residência do escritor após o seu desencarne.

Desde que a Fundação assumiu a administração desse arquivo, foram doados novos documentos que, em conjunto com os já existentes, formam um acervo que permite um estudo claro do pensamento de J. Herculano Pires, principalmente quanto à importância da divulgação da Doutrina codificada por Allan Kardec.

José Herculano Pires, durante vários anos, exerceu as funções de crítico literário e repórter político na Assembléia Legislativa do Munícipio de São Paulo, nos Diários Associados, e suas críticas e artigos, que se encontram neste acervo, nos dão uma visão geral de sua obra, não se limitando às suas atividades junto ao movimento espírita.

A ideia da organização do acervo surgiu de familiares e amigos de Herculano e Maria Virgínia, e seu objetivo principal é conservar as obras de J. Herculano Pires e colocá-las à disposição do público, para consulta. O acervo foi mantido durante algum tempo pelo Centro Espírita Cairbar Schutel.

O acervo do professor J. Herculano Pires contém 6.800 documentos. Os documentos são originais manuscritos e datilografados, originais de livros, material didático, poesias, cartas e estudos da doutrina espírita. O acervo possui também 2.334 livros de assuntos diversos, que pertenciam à biblioteca particular de J. Herculano Pires.

O acervo possui ainda a coleção do Jornal Mensagem, fundado por J. Herculano Pires, jornais espíritas diversos, um álbum de discos, uma fita de vídeo com fatos de sua vida, narrados por familiares e amigos, vários quadros e diplomas. Conta com a escrivaninha de seu uso pessoal e a máquina de escrever, onde foram escritos vários de seus livros. Possui também fitas cassetes com palestras de J. Herculano Pires.

Para organizarmos o acervo, contamos com a colaboração de vários amigos, que forneceram documentos que tinham consigo.

Do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, contamos com a ajuda do senhor Osvaldo. Tivemos a colaboração do senhor Luiz Fernando Coletti, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (hoje UNESP), onde Herculano lecionou e participou da organização da mesma. Contamos com a ajuda do senhor Jorge Rizzini para a organização da pasta referente ao Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo. Recebemos do senhor Israel Dias Novais, documentos da Academia Paulista de Jornalismo, onde Herculano ocupou a cadeira “Cornélio Pires”.

Os livros, artigos, palestras, demais publicações, vídeos e áudios de J. Herculano Pires, em português e em outros idiomas, estão sendo disponibilizados por este site.

Quaisquer documentos que possam contribuir para este acervo, podem ser doados à Fundação.

Clique aqui para fazer download do catálogo completo da Fundação.

(Fonte: Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires)

0 comentários: