Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

sexta-feira, junho 18, 2010

JESUS, APROXIMAÇÃO HISTÓRICA

 

01_100910

Livro de José Antonio Pagola
Vozes, 2010.

Um livro empolgante. Com essa certeza, a Editora Vozes traz para o português um dos melhores escritos lançados ultimamente sobre o Jesus histórico, com milhares de exemplares vendidos na edição original. Nesta obra o autor tece um diálogo fecundo tanto com o Jesus expresso no Novo Testamento quanto com a fé que o leitor vive, abrindo oportunidades para um conhecimento mais profundo.

Estudioso das mais diversas obras e das melhores contribuições teológicas, e imantado pelas necessidades diárias dos cristãos, o autor oferece um roteiro de estudo da pessoa de Jesus entendido como judeu, nazareno, buscador de Deus, profeta, poeta, curador, defensor, amigo, mestre, crente e mártir. E mais: ele é o ressuscitado que nos enche de sentido. Após essa visão global da vida e obra de Jesus, entre outros anexos, o texto traz os traços mais enfatizados da investigação atual sobre Jesus.

Trata-se de uma obra que, certamente, criará debate em torno dela, acerca do conteúdo que transita no limite entre o eclesial e o não eclesial no que se relaciona à visão da figura histórica de Jesus de Nazaré. Essa possível ‘celeuma’ ou, no mínimo, debate que a obra ocasiona, deve ser aproveitada de forma a realçar esse lado limítrofe da obra e a capacidade e prestígio que goza o autor. Afinal, o conhecimento cresce com as controvérsias (veja mais na reportagem do IHU, aqui).

José Antonio Pagola, nascido em 1937, cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica Arqueológica Francesa de Jerusalém. É professor de Cristologia e, atualmente, diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de San Sebastián, Espanha. Há sete anos pesquisa exclusivamente a pessoa de Jesus, o que originou o presente trabalho.

Veja mais sobre o livro aqui.

0 comentários: