Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

terça-feira, julho 06, 2010

Ensino religioso e laicidade: relação possível?

 

laicidade

LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
Livro de Diniz, Debora; Lionço, Tatiana; Carrião, Vanessa
Brasília: UNESCO, Editora Letras Livres, Editora UnB, 2010. 107 p.

 

O Brasil é um país rico em expressões culturais e tradições religiosas. A escola é um espaço de apresentação desse fabuloso horizonte de crenças, valores e práticas sociais. Um importante desafio de direitos humanos é como representar a diversidade brasileira nas ações e políticas educacionais. Este livro enfrenta uma das facetas mais inquietantes do encontro entre as religiões e o dispositivo da laicidade – a oferta do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. De uma forma original e sistemática, as autoras percorrem leis e livros didáticos a fim de responder à pergunta sobre o significado do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.

Se o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras deve promover a diversidade e vedar o proselitismo, conforme determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os livros didáticos da disciplina estão reprovados. Numa amostra de 25 obras publicadas pelas maiores editoras do país, é clara a hegemonia cristã, ocupando 65% do conteúdo abordado, contra 3% de componentes ligados a religiões espíritas ou afro-brasileiras, por exemplo. Algumas referências desrespeitosas a determinados grupos da sociedade também foram verificadas na pesquisa: entre os livros que compuseram a amostra, apenas um trata da homossexualidade, utilizando expressões como "desvio moral" e "não natural". Em outra passagem, um texto com o título "Quem matou Deus?", sobre agnósticos, é ilustrado com foto de um campo de concentração. Pesquisa imperdível para quem estuda a relação entre religiosidade e educação!

(Fonte: Ciências da Religião da UNICAP)

P.S.: Ao clicar na imagem acima, você será redirecionado ao site da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, onde poderá adquirir seu exemplar.

0 comentários: