Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

terça-feira, setembro 07, 2010

Curiosidade histórica

 

Retrato de Kardec aos 25 anos - um equívoco?
Sônia Zaghetto

(Fonte: Estudando Kardec)

 

 

Uma das mais famosas imagens de Allan Kardec pode não retratar o Codificador do Espiritismo. O desenho que mostraria Kardec aos 25 anos de idade provavelmente é um auto-retrato do pintor francês Raymond Auguste Quinsac Monvoisin (1790 - 1870).

(O texto, na íntegra, pode ser lido aqui)

 

Nota:

Recentemente, no post, Ler, traduzir, interpretar Kardec - Parte III, publiquei a imagem abaixo, abaixo da qual se pode ler: “O Prof. Denizard Hipployte Léon Rivail quando iniciava em Paris a sua carreira pedagógica.

 

ALLAN KARDEC JOVEM

 

Não se pode deixar de perceber a semelhança com a primeira imagem que é de um auto-retrato de Monvoisin. Compare-se, ainda, nossa imagem com a que se encontra junto à biografia do artista no site da Biblioteca Museo Nacional de Bellas Artes do Chile. O texto de Sônia Zaghetto explica como pode ter se dado a confusão, e vale à pena ser lido.

Um abraço:

A.

2 comentários:

Vital Cruvinel disse...

Raaaapaz!!!

Por essa eu não esperava! Que curioso! Não sabia que Kardec tinha um irmão gêmeo! Kakakaka!!!

Abraço!

joao donha disse...

Ótimo blog, Augusto Araujo.
Desejo sucesso em seus estudos (principalmente, os que têm destino acadêmico).
O movimento espírita tem desenvolvido bastante auto-crítica nas últimas décadas; aliás, essa "descoberta" do equívoco do retrato gerado pelo André Dumas, surgiu entre os próprios espíritas.
A discussão sobre Kardec como autor de fato da doutrina vem desde Canuto Abreu.
Um abraço. Donha