Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

terça-feira, outubro 05, 2010

Processo Seletivo para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Religião na UFJF

 

logo_ufjf 

Já estão disponíveis os Editais para o Processo Seletivo para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Religião, turmas 2011, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Estão previstas até 27 vagas para o Mestrado e 11 para o Doutorado. As inscrições se iniciam em 13 de Outubro próximo e se estendem até o dia 12 de Novembro. O processo tem início logo após o término das inscrições com a análise dos pré-projetos de dissertação (Mestrado) e dos projetos de tese (Doutorado). Esta etapa se estenderá até 26 de Novembro, quando serão divulgados os resultados no site do PPCIR. Os exames escritos e as entrevistas estão previstos para o período de 07 a 09 de Dezembro para ambos os cursos. E a divulgação dos resultados para o dia 10 do mesmo mês.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião – ICH- Horário: de segunda a sexta das 14h às 18h -Telefone: {32} 2102-3116. Ou via SEDEX, desde que a data do carimbo da postagem obedeça o prazo de 12/11/2010. O endereço para postagem é:

Universidade Federal de Juiz de Fora -Instituto de Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
Campus Universitário -36.036-900 -Juiz de Fora/MG

O PPCIR atua com os cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência da Religião e dá suporte ao curso de Especialização em Ciência da Religião. Mantém o conceito 5 na avaliação da CAPES desde o ano de 2001.

2 comentários:

Andre disse...

Olá meu nome é André, sou estudante de psicologia e pretendo fazer o mestrado na UFJF e achei sei blog, procurando ex alunos do PPCIR, bom o tema religião ou religiões muito me fascina, gostaria de saber sobre sua experiência no processo seletivo se possivel.
Agradeço desde já.

Augusto Araujo disse...

Oi André, obrigado por entrar em contato. E, por favor, me desculpe a demora em responder.

Bem, eu entrei no mestrado em 2002. Naquela época, creio, o processo seletivo era um pouco diferente de hoje. Não sei o que exatamente eu poderia lhe dizer... exceto, talvez, que seria interessante você já ir se preparando e buscar fazer leituras de autores da área à qual você pretende se vincular quando for fazer a seleção.

Outra coisa importante: quando for divulgada a bibliografia de sua área de concentração comece a estudar logo. Busque linhas comuns entre os diversos textos indicados, relacione-os de diversas maneiras. Assim, você se prepara melhor para as diversas possibilidades de avaliação, na prova escrita.

Um último toque é com relação ao pré-projeto de pesquisa: é importante que os objetivos sejam bem delimitados e que a justificativa da pesquisa seja consistente, com boas referências bibliográficas.

Bem, acho que é isso. Qualquer coisa, se quiser conversar mais, estou por aqui, ok?

Um abraço! A.