Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quarta-feira, março 10, 2010

Ciência e Religião

 

ciencia y religion

VALLINA, Agustín Udías. Ciencia y religión: dos visiones del mundo. Maliaño(ES): Editorial Sal Terrae, 2010.

Ciência e religião são incompatíveis e opostas? A igreja persegue os cientistas? Os Papas condenaram a teoria da evolução? A maioria dos cientistas é materialista? Muitas declarações negativas sobre a relação entre ciência e religião são repetidas hoje, às vezes com virulência amarga, e alguns veem na religião um vírus maligno que se opõe ao progresso da ciência. O tema necessita de uma reflexão séria e calma, que examine essa relação entre formas de conhecimento e fenômenos sociais distintos, bem como sobre as suas conexões através da história, principalmente na trajetória cristã. Esse livro, ainda em espanhol, propõe-se a fazer tal empreitada.


A origem do universo é um tema científico quente. Por outro lado, a tradição religiosa judaico-cristã afirma que o universo foi criado por Deus. Podemos combinar as duas afirmações? O físico Stephen Hawking afirma que, se o universo se autocontém, não é necessário um criador... Para a ciência, o homem é uma espécie biológica surgida como um ramo na árvore da evolução da vida sobre a terra. A Bíblia nos diz que o homem foi criado por Deus à sua imagem. O humano, imagem de Deus e produto da evolução biológica, são ideias compatíveis?! O padre Agustín, com sua experiência de religioso, cientista e professor universitário, oferece suas reflexões sobre o apaixonante tema das relações entre ciência e religião.

Pode-se adquirir o livro aqui.

AGUSTÍN UDÍAS VALLINA, jesuita, catedrático emérito de geofísica de la Universidad Complutense de Madrid y miembro de la Academia Europea, es autor de Principles of Seismology (Cambridge University Press, 1999); Fundamentos de Geofísica (en colaboración con J. Mezcua; 2ª ed., Alianza, Madrid 1997); Historia de la Física. De Arquímedes a Einstein (Síntesis, Madrid 2004); El universo, la ciencia y Dios (PPC, Madrid 2001) y Searching the Heavens and the Earth: The History of Jesuit Observatories (Kluwer, Dordrecht 2003).

(Fonte: Blog Ciências da Religião na UNICAP)

0 comentários: