Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

terça-feira, maio 18, 2010

23º Congresso Internacional SOTER 2010

 

hs_cabec

Entre os dias 12 e 15 de Julho estarei em Belo Horizonte para participar do 23º Congresso Internacional SOTER 2010.

Apresentarei uma comunicação, no GT A Bíblia e suas leituras, intitulada: O Espiritismo segundo Allan Kardec: um ‘médium’ para a tradição cristã.

O objetivo deste trabalho é mostrar como, em suas três últimas obras – O Evangelho segundo o Espiritismo (1864); O Céu e o Inferno, ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo (1865); e, A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (1868) –, Kardec afirma o papel da doutrina espírita como chave hermenêutica que traz à tona o verdadeiro sentido da linguagem bíblica e de suas aparentes contradições; se convertendo, assim, em um médium (ou interpres) da tradição cristã, atualizando-a para o século XIX. (Do Resumo).

0 comentários: