Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

sábado, maio 15, 2010

Indo além do fundamentalismo

 

glasspool-ordained-large00 

Após haver publicado o texto de Paul Tillich com o título Teologia e Fundamentalismo, recebi a notícia abaixo com grande alegria e esperança. A Igreja Episcopal (Anglicana) dos Estados Unidos – mais especificamente a Diocese de Los Angeles – traz um exemplo de como a religião pode ser um espaço de saudável convivência e respeito entre os diferentes.

Aliás, a Igreja Anglicana, dentre as Igrejas Cristãs Históricas, tem se mostrado em várias partes do mundo a que melhor compreende o significado do conceito de inclusividade.

Segue abaixo o artigo traduzido integralmente por mim do inglês (desde já perdoem-me as imperfeições, meu inglês é sofrível). Clicando na imagem abaixo, bem como nos links em destaque, vocês poderão ter acesso não apenas ao artigo em sua forma original, mas também obterão maiores informações sobre o Movimento “Integrity”.

Abraço a todas e todos!

 

NewWalkingWithIntegrityBanner

Do blog Walking with Integrity [1]

 

O Movimento “Integrity” comemora hoje com a Diocese de Los Angeles (USA) e com toda a igreja as ordenações das Bispas Diane Jardine Bruce e Mary Douglas Glasspool. Este dia histórico é mais um importante passo em direção à plena inclusão de todos os batizados no trabalho e no testemunho da Igreja Episcopal (Anglicana), e o Movimento “Integrity” teve a honra de participar dele.

“Assim como celebramos hoje essas ordenações, celebramos igualmente o trabalho duro e o persistente ativismo de ‘Integrity’ nos últimos 35 anos”, afirmou David Norgard presidente do Movimento. “Hoje aqui em Long Beach estamos  não apenas colhendo os frutos do trabalho daqueles que nos precederam, mas estamos plantando as sementes para a inclusão plena em toda a Igreja”.

Estiveram também presentes neste festivo culto de ordenação os ex-presidentes de “Integrity”: Bruce Garner (Atlanta), Byham Kim (Newark) e Susan Russell (Los Angeles). “Como filha desta diocese não poderia estar mais orgulhosa de que Los Angeles tenha respondido ao convite para ser um farol à frente, e não apenas uma luz traseira, na plena inclusão”, disse Russell. “Hoje a primeira Bispa Primaz na história da Comunhão Anglicana ordenou as duas primeiras bispas na história da Diocese de Los Angeles… e o fato de uma delas ser lésbica não é um problema, mas uma oportunidade para melhor encarnar a totalidade do amor abundante e inclusivo de Deus”.

Hoje é dia de festa! E, amanhã, “Integrity” voltará a trabalhar pelo dia em que o gênero, orientação sexual, identidade e raça de um bispo da Igreja de Deus não seja mais um problema. Para ninguém. E pelo tempo em que todos os sacramentos estejam disponíveis para todos os batizados. Para todos.

Para mais informações contactar:

Louise Brooks, Diretora de Comunicação
Integrity E.U.A.
626-993-4605
lebrooks@earthlink.net

 


[1] Integrity: Movimento Anglicano que trabalha, desde 1974, para a plena inclusão de todos os batizados - principalmente lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros - em todos os sacramentos.

0 comentários: