Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quarta-feira, junho 23, 2010

III Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP

 

simp_sio_unicap 

Entre os dias 08 e 10 de Setembro de 2010 estarei em Recife (PE) para participar do III Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco).

Apresentarei uma comunicação no GT História das Religiões e Interfaces com Ciência(s) da(s) Religião(ões), intitulada: “Religião e Memória na obra de Allan Kardec”.

A análise crítica dos escritos de Kardec tem-nos mostrado que, com certeza, este autor desejava que a doutrina e o movimento por ele iniciados tivessem um alcance universal. No entanto, ao contrário desta aspiração, não se pode deixar de notar que não só Kardec funda uma nova religião, como a vincula de maneira irrevogável à tradição e à memória cristãs. Isso fica claro não apenas com a publicação, em 1864, de L’Évangile selon le Spiritisme; mas, desde a Conclusão de Le Livre des Esprits (1860), quando vincula a nova doutrina ao conjunto dos dogmas católico-romanos, e lhe atribui o caráter de uma chave hermenêutica para a recondução destes dogmas a seu verdadeiro significado.

O objetivo deste artigo é analisar os elementos desta vinculação, discutindo como aquilo que se constitui como o projeto pessoal de Allan Kardec para o espiritismo se converte, ainda durante em sua vida, num movimento de recuperação da memória da religião cristã, principalmente católico-romana, dos “desvios” doutrinários a que teria sido submetida. Um processo que, a meu ver, culminará na cristalização de uma nova identidade para a doutrina dos espíritos, a de “cristianismo redivivo”.

(Do Resumo)

0 comentários: