Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

sexta-feira, junho 25, 2010

Inverno Cultural de Universidade Federal de São João del-Rei

 

rita_lee-thumb

Rita Lee abre Inverno Cultural da UFSJ

“A vinda de Rita Lee foi pensada como forma de dizer à comunidade que, depois da crise econômica, o Inverno Cultural voltou e voltou com força”. A frase foi dita pelo reitor da UFSJ, professor Helvécio Luiz Reis, durante a entrevista coletiva realizada terça-feira, 22, para anunciar a programação de eventos e oficinas do 23º Inverno Cultural, festival de arte e cultura que acontece em São João del-Rei e outras quatro cidades do Circuito Trilha dos Inconfidentes, de 17 a 31 de julho.

A “vovó do rock”, como é conhecida Rita Lee, desembarca em São João del-Rei no dia 17, para o show de abertura, às 22h, na Avenida Tancredo Neves, ancorada numa carreira que reconta a própria história do pop-rock nacional. Os outros nomes anunciados são o rapper Marcelo D2, que faz show dia 23 de julho, no mesmo local e horário; o sambista Diogo Nogueira, que se apresenta em Barroso, dia 31, às 22h; e o já anunciado Arnaldo Antunes, que tem apresentação marcada para o dia 30, também no centro de São João del-Rei. O reitor não descartou a possibilidade de trazer mais outro artista para show em São João del-Rei. “Tudo vai depender de captarmos mais patrocínio”, afirmou.

Helvécio citou os patrocinadores que viabilizam, através das leis de incentivo à cultura federal e estadual, a realização do evento, que são Gerdau-Açominas, Cemig, Holcin, Instituto Oi, CBMM, Serraria Agostini, LSM, Bozel e Banco Mercantil do Brasil.

O Inverno Cultural contabiliza até agora 98 eventos, alguns com nomes de peso nacional. É o caso do Grupo Galpão, uma das mais premiadas companhias de teatro do país, que traz dia 31, às 20h, o seu último espetáculo “Till: a saga de um herói torto”, que será encenado em frente ao Palco da Avenida Tancredo Neves, batizado pela organização de “Palco Paisagens Sonoras”.

A abertura terá um cortejo diferente das edições anteriores. Grupos de artistas e músicos sairão de quatro pontos da cidade (Bonfim, Senhor dos Montes, Escadaria das Mercês e Chafariz da Legalidade) se reunindo em frente à Matriz do Pilar e se deslocando até o Largo do Carmo. A organização do Inverno Cultural promete surpresas para este evento.

Espinha dorsal

“O Inverno Cultural tem crescido em quantidade e qualidade. Temos visto isso acontecer a cada ano”, afirmou a vice-reitora Valéria Kemp. Ao destacar as oficinas como a “espinha dorsal” do festival, a vice-reitora entende o Inverno como um momento privilegiado no qual a UFSJ abre,literalmente, as suas portas para a comunidade. “Numa cidade e região marcada por uma cultura tricentenária, oferecemos oficinas e cursos inovadores, que certamente influenciam o trabalho dos artistas da região”.

Os números de oficinas apresentados pela organização confirmam a diversidade de opções. Neste ano, em sete áreas, serão 69 oficinas em São João del-Rei e quatro em cidades da Trilha dos Inconfidentes.

Segundo a coordenadora adjunta do festival, Telma Valéria de Resende, serão oferecidas 1601 vagas em oficinas que contemplam todas as faixas etárias. “Dez por cento delas são bolsas (inscrições gratuitas) que oferecemos a entidades culturais como bandas e orquestras”, informa.

De acordo com Telma Valéria, em função da Copa do Mundo, as datas e horários das inscrições das Oficinas do 23º Inverno Cultural serão alteradas. Inicialmente agendadas para 28 de junho a 2 de julho, das 13h30 às 18h30, as inscrições agora serão efetuadas de 28 de junho a 1º de julho e em 5 de julho, das 8h30 às 13h30. No dia 2 de julho (segunda feira), não haverá inscrição. A escala é a seguinte: dias 28 e 29 - áreas de Arte-educação e Especiais; dias 30 e 1º de julho - todas as áreas; dia 5 de julho - todas as áreas. O local de inscrição é o Saguão da Faup - Campus Santo Antônio  Horário: 8h30 às 13h30.

A distância

Para os interessados, que moram fora de São João del-Rei, o Inverno Cultural oferece a possibilidade de inscrição. Neste caso, o procedimento é o seguinte:

a) Ligar para o telefax (32) 3379-2506 das 13h às 14h, verificar se há vaga na oficina e fazer uma pré-reserva;

b) Efetuar o depósito do valor da inscrição na conta Banco do Brasil - Agência: 0162-7 – Conta Corrente: 21.452-3 – Para crédito da Fauf (Fundação de Apoio à Universidade Federal da São João del-Rei)

c) Encaminhar o comprovante de depósito, via fax, até as 14h do dia seguinte à pré-reserva, quando será efetivada a inscrição.

Confira, aqui, a programação preliminar de eventos do 23º Inverno Cultural

0 comentários: