Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quarta-feira, julho 28, 2010

Seja bem-vinda, Paralellus!

 

CapaParalellus-215x300

Número Inaugural da Paralellus

Revista Eletrônica dos Estudantes do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP

Ano 1, n. 1, jan./jun. 2010

Apresentação

Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão

Coordenador do Mestrado em Ciências da Religião - UNICAP

O conceito de Ciências da Religião, cunhado por Max Müller (1823-1900), deu origem a uma área acadêmica que busca esclarecer a experiência humana do sagrado. Sobre a base da história geral das religiões, ergue-se o estudo comparativo das religiões, que aborda as religiões e seus fenômenos com questionamentos sistemáticos. Ele forma categorias genéricas e se esforça para apreender o mundo dos fenômenos religiosos de tal modo que transpareçam linhas fundamentais, sobretudo fazendo uso da fenomenologia. Enquanto a história das religiões constitui a base das Ciências da Religião, a pesquisa sistemática das religiões deve mostrar semelhanças e diferenças de fenômenos análogos (sobre o sagrado) em diversas religiões e apresentar a hermenêutica dos “textos” sacros em seus contextos. As relações entre religião e suas condições contextuais são então aclaradas por distintas disciplinas.

Leia na íntegra essa a Apresentação e veja o Sumário do número inaugural da Revista Paralellus no Blog "Ciências da Religião na UNICAP.

Clicando na imagem é possível baixar a edição integral da Revista.

_________________________

Aproveito para parabenizar aos professores e alunos do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP pelo lançamento deste novo meio de divulgação do estudo científico das religiões.

Que seja bem-vinda, Paralellus! E que tenha longa vida!

Augusto Araujo

Em Campina Grande, Paraíba

2 comentários:

Carlos Vieira disse...

Augusto,
muito obrigado por divulgar a nossa revista e desde já peço-lhe que nos envie um artigo para o nosso próximo número.

Carlos Vieira
Coordenador da Revista Paralellus

Augusto Araujo disse...

Carlos:

é um prazer anunciar o nascimento de mais um veículo de divulgação de nossa área acadêmica. E será um prazer ainda maior poder contribuir! Grande abraço!