Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quarta-feira, setembro 15, 2010

Anais do 23º Congresso Internacional SOTER 2010

 

hs_cabec

 

Acaba de ser lançada a edição virtual dos Anais do 23ª Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) com o texto integral das Comunicações apresentadas nos 14 Grupos Temáticos.

O Congresso ocorreu nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 15 de julho passado; com o tema: “Religiões e Paz Mundial”.

Segundo palavras do Prof. Dr. Afonso Maria Ligorio Soares  (PUC/SP), Presidente da Comissão Organizadora do 23º Congresso Internacional da Soter, na apresentação destes Anais:

Este documento destina-se a todos os associados e associadas da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, mas também a todo e qualquer pesquisador, professor, estudante universitário, e demais interessados no tema proposto. Ademais, já serve de preparação para o tema do próximo Congresso da Soter, em 2011. Em vista dos desafios para a construção de uma paz mundial que contempla o papel e a colaboração das religiões, a Assembleia da Soter decidiu discutir em seu 24º Congresso a relação entre Religião, Educação e Cidadania.

A quem interessar: o livro deste ano, bem como os de 2009 e 2008, poderão ser acessados na página da Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura.

Tive a oportunidade de participar da última edição com a Comunicação: O Espiritismo segundo Allan Kardec: um médium para a tradição cristã, que foi apresentada no GT 3: A Bíblia e suas Leituras.

0 comentários: