Diz-se que Heráclito assim teria respondido aos estrangeiros vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo-se junto ao fogo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados sobretudo porque) ele os encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'Mesmo aqui, os deuses também estão presentes'. (Aristóteles. De part. anim. , A5 645a 17ff).

quinta-feira, novembro 16, 2006

Sempre a mesma velha polêmica.


A revista Época desta semana (13 de novembro de 2006) traz como reportagem de capa uma polêmica que, na minha opinião, é das mais anacrônicas: a polêmica entre Ciência e Religião. De fato, o que me parece é que esta reportagem foi feito com o único intuito de propagandear o novo lançamento da Editora Globo, o livro Quebrando o encanto, do cientista americano Daniel C. Dennet.
Os termos em que a discussão é colocada são os termos de uma questão vazia de sentido. Os cientistas ateus de um lado dizendo que, como a existência do deus não pode ser provada pelo método científico, logo ele não existe; e de outro lado, os religiosos fundamentalistas que afirmam ser a Bíblia (e outras fontes reveladas, nas tradições não-cristãs) portadora de uma verdade objetiva. E isso numa época em que nem mesmo a ciência preconiza mais a existência de um tal tipo de verdade.
Bem, de qualquer forma vale a leitura do artigo e vale também acompanhar a discussão no endereço da revista (www.epoca.com.br).

2 comentários:

Anônimo disse...

blogs conscientes do mundo, uni-vos!

como pude deixar de buscá-lo, prabhu?!

Vamos fazer uma revolução literária, juntamente com "Amorica"?

Haribol!

Augusto Araujo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.